quinta-feira, 19 de junho de 2008

Chega....

A sério...já não sei mais que fazer!! Estou completamente farto!!
Sou sempre alvo de chacota..e ja não sei que responder...
NÃO TENHO CULPA DE GOSTAR DA MINHA ÁREA E GOSTAR DE VINHOS...E NÃO!!...NÃO ESTUDO SÓ VINHOS, NEM GRAINHAS, NEM UVAS, NEM COMPOSIÇÕES DE UVAS, NEM... ANTES ISTO FOSSE ASSIM TÃO FÁCIL. TENHO MUITA COISA PARA ESTUDAR PARA ALÉM DE PROVAR VINHOS E ESTUDAR UVAS. TIPO..QUÍMICAS...MICROBIOLOGIAS...

Eu passo a explicar em que é que consiste o meu curso. Bem antes de tudo convém dizer o que é que eu estou a tirar não é?
....Enologia. Um curso ligado aos vinhos..PRODUÇÃO DE VINHO, desde a apanha da uva na vinha até transformá-la em sumo de uva, que depois faz-se a fermentação alcoólica com a adição de leveduras seleccionadas, que depois da fermentação faz-se uma limpeza com a adição de "colas" proteicas que vai fazer com que "limpe" o vinho, que depois vai fazer uma nova fermentação, a maloláctica que é a transformação do ácido láctico em málico, que vai reduzir a acidez de um vinho (vinho tinto) e que depois desta fermentação vai-se fazer uma filtração para remover todas as bactérias lácticas que se encontrem na borra, depois vai para estágio e depois do estágio vai para a linha de engarrafamento e depois disto vai para o mercado para a prateleira e que mais tarde vai para a nossa garrafeira. Entre muitos passos complexos que eu passei à frente porque não vos interessava para nada é mais ou menos isto..NÃO É SÓ PROVAR VINHOS!!!!!!!

Isto é que é ser o enólogo. Fazer a bebida que acompanha a nossa refeição..ou a bebida que server de comemoração..ou o quer que seja..

Depois há os provadores de vinhos, que são esses que vão atribuir os pontos e que mais tarde vão atribuir o preço do produto...

2 comentários:

Anónimo disse...

fogo... que isto hoje.. está mais de vinho para vinagre!!! Mas, se não me engano, a reacção até é irreversível uma vez formado o ácido acético!!!

Será que a reacção é completa?!!! hmmmm será o rendimento de 100%?!!
Espero que não...que ainda haja por aí algum do "vinho" prontinho a amadurecer em cascos de carvalho.... e que esse vinho acre (vinagre) amanhã já não exista!

Hmmmmmmmmmmmmmm...

QUE DELÍCIA!!!


Oh João, o teu curso é um dos cursos que me daria prazer tirar!!!

E sabes que mais... fazer um BOM VINHO que realce os aromas próprios das castas (e em que não se notem metabissulfitos, por ex)... dizia eu, um bom vinho, bem encorpado que satisfaça e que acompanhe em pleno uma refeição, É UMA ARTE!!!! E olha que é uma ARTE que aprecio e muito!

As minhas preferências vão para alguns vinhos do Douro... mas anda aí uma marca alentejana especialíssima! Difícil de encontrar no mercado e é muita boa! mhammmm mhanmmmm...

Pronto, desculpa lá se fui um bocadito bruta no comentário! Eheheheheh eu costumo passar por aqui, mas nunca tinha comentado! E hoje, deu-me!!!

Maria

João Cunha disse...

Bem Anónima Maria..deixa-me agradecer-te!! Nem sabes como me fizest feliz agora...finalmente falou acertado em relação ao vinho...e sim...CONCORDO PLENAMENTE CONTIGO!!! :) o vinho é realmente uma arte. Uma grande arte..Uma arte bastante difícil de fazer até.

Ter bons vinhos que se preocupem em "proteger" as castas e realçar certos aromas característicos..é de uma responsabilidade extrema!!

Confesso que também gosto bastante dos vinhos do Douro..mas as minhas escolhas recaem mais pra vinhos do Porto e acima de tudo...Espumantes, bebida que actualmente vai com todo o tipo de comida, e também já estou a começar a ganhar o gosto pelos Rosés..mas nem todos. (confesso que odeio aquele que tem a garrafa em forma de cantil da tropa (só pra não fazer publicidade ao nome)).

Obrigado Maria...hoje fizeste-me sentir bem..já vou feliz para a cama :)