sexta-feira, 30 de maio de 2008

Conferência à projecto de enólogo

Ontem senti-me muito útil!!
Já a algum tempo que não me sentia assim. O resto do dia, embora não tenha sido muito, até correu melhor. Andava bem disposto e até fui dormir melhor.
Convidaram-me por parte da Associação de estudantes de uma faculdade de ciências biomédicas, ICBAS, à uns meses atrás para fazer um workshopzinho sobre enologia na semana cultural desta faculdade.
Este workshop, tinha como intuíto falar um pouco sobre vinhos. Tentar explicar um pouco o método do seu processo, desde a recepção das uvas na adega, até ao vinho pronto a ser comercializado.
Embora maior parte das pessoas não saiba o que realmente é o vinho, ou se calhar até sabem, mas sabendo apenas que é uma bebida de "acompanhamento", o que eu realmente queria, era realçar todo o processo que se esconde por trás disto. E era essa a minha função.

Bem...não sei se a minha apresentação foi boa ou não. Mas acho que no geral, a explicação mais juntamente com vinhos do Novo Mundo (Austrália, Nova Zelândia, Argentina e Chile) e um do Velho Mundo (um "velha guarda" francês) para consolidar os conhecimentos adquiridos anteriormente, até que correu bastante bem.
Até para mim correu relativamente bem. Ao contrário do que eu pensava, nervoso como costumo ser, tímido como sou, calado como sou e com falta de jeito que tenho, modéstia à parte, até que me saí bem.
Se fiquei surpreendido com alguma coisa? Sim..bastante até.
Ao contrário do que eu levava em mente, os estudantes até que aderiram bem. Estavam interessados na explicação, ou pelo menos alguns deles. Até apontamentos tiravam.
E eu a pensar que só tinham vindo pelos copos :S :)

No final, alguns deram os parabéns, "saudaram a mim" com o ligeiro levantamento do copo e disseram que podíamos voltar pro ano. Eu e o outro rapaz, Gustavo Devesas, que apresentou a parte dos vinhos do porto. Só que para o próximo ano com o novo objectivo, seria apenas com vinhos nacionais. x)

Queria agradecer..agora sim à Hannah por se ter lembrado de mim, embora quando me ligou pela primeira vez, eu tenha ficado "um pouco recuado" em relação à ideia. "hmm..tens a certeza?? :s" e também à Sofia, ajudante da associação, por todo o apoio e ajuda que me deu...e por fim à Associação de Estudantes do ICBAS pelo convite.

À vossa...Tchin Tchin

2 comentários:

gdevesas disse...

Viva!
Nada como o google para encontrar feedback à prestação de ontem no workshop! Parabéns pelo teu empenho e pela tua apresentação, aprendi muito e fiquei ainda mais convencido que tenho de fazer o mestrado na Católica.

Não deixes de aparecer ou pelo Vinologia ou pela Graham's.

Um grande abraço
Gustavo

Hannah disse...

Eu sabia que ia correr bem Sr.Enólogo, não sei, tinha cá dentro o sentimento de que as coisas podiam resultar: e ai está toda a gente gostou! (uns mais que outros, mas isso é porque o "calor" do vinho pode ter efeitos.. vá... toda a gente sabe :P).

A nível pessoal gostei de ver o vinho de outra forma. Para mim era só aquela coisa que o meu pai gostava à refeição e passou a ser muito mais. Aliás, gostei particularmente de sentir os diferentes odores (frutados, vegetais... a minha versão de sais de banho e iogurte).

Foi deveras interessante e formativo. E nesta parte vai também um obrigado ao Gustavo, toda a perspectiva histórica e geográfica do vinho do Porto ainda me faz respeitar cada vez mais este ícone do Norte.

Obrigada