domingo, 4 de maio de 2008

Adeus :(

Olá de novo!!
Sabem que mais? Estou triste, mas ao mesmo tempo muito muito contente.
Cheguei ontem da "minha viagem"...foi pequena..eu sei! Soube a pouco...mas ao mesmo tempo soube a muito!
Fiquei completamente rendido a aquela paisagem. Aquelas praias selvagens, aqueles campos, as passagens de "litoral" pro "interior", mudando completamente o estilo de paisagem, parecendo um enorme manto de relva devido aos campos cultivados.
Foi tudo gigantesco e recebido com....uh..não sei explicar...já tinha isto no meu pensamento há tanto tempo que já nem consigo explicar.
Começei a minha viagem em Sines.
Cheguei por volta das 10h30 da manhã.
Pus os alforges na bicicleta, capacete na cabeça, inspirei e recebi vibrações positivas, como se algo de bom fosse acontecer.
Os meus pais abandonaram-me logo de seguida, ficando só EU, a minha bicicleta e o mar.
Não perdi tempo. Iniciei logo a minha "descida".
Primeira paragem?
Praia de São Torpes!
Praia onde realmente começa a Costa Vicentina. A primeira praia desta magnífica costa.
Apartir daí....sempre direito a Sul ao lado mar. Ou quase sempre.
Passei por todas a praias possiveis. São Torpes, praia do Vale Figueiros, Morgavel, Oliveirinha, Vieirinha, Samoqueira, praia do Salto, praia da Cerca Nova, Porto Covo, Pessegueiro (ilha), Aivados, Malhão, Vila Nova de Mil Fontes, praia das Furnas, Almograve, Cabo Sardão, Caldeirão, Zambujeira do Mar, praia do Carvalhal e por fim, praia de Odeceixe.
Foi uma viagem cheia de aventura foi.
Mapa? Oh..esse ia lá no fundinho do alforge, apenas pra último recurso. Felizmente nunca precisei dele. Orientei-me apenas pelos caminhos e pelo mar, sabendo que apenas tinha que ir pra Sul. Não importava por onde passava.
Foi um pouco arriscado confesso, principalmente após ter passado a ilha do Pessegueiro em direcção à praia dos Aivados. Foram cerca de 8km...não em cima da bicicleta, mas sim a pé. Pus-me num caminho de areia, sobre as dunas. O ínicio do caminho enganou-me bem..porque era um terreno firme em terra batida.
Sinceramente não sabia quanto tempo iria andar assim, a pé. Debaixo de um sol abrasador, fez-me apanhar um escaldão nos braços. Acho que este ano já não preciso de fazer praia. Já fiquei moreno que chegue :p
Após ter chegado à praia dos Aivados, perguntei a um grupo de motards do monte se era possível ir até ao Malhão por dentro, sem ter que ir à estrada. Vira-se assim um deles: "opah...se tivesses motor até te aconselhava em ires por aqui..mas de bicicleta...." vira-se outro: "então...? leva a bicla à mão." e disse eu com um sorriso estampado na cara: "pois...! foi o que eu fiz até agora. Do Pessegueiro até aqui com ela à mão xD" virou-se o mesmo rapaz: "...O QUÊ...? TU ÉS MALUCO? aquilo é um filme pra vocês que vêm de bicicleta!!!" e disse eu.."pois eu sei..já reparei nisso :P tá uma tosta aqui :S" despedi-me deles dando um trago de Super Bock de um deles.
Fui por estrada de terra batida até ir ter à estrada nacional (praí outros 7km), para ir em direcção a Vila Nova de Mil Fontes.
Já conhecia esta cidade, da altura do festival. de qualqueira maneira, ao chegar à praia, encontrei dois polícias e perguntei se era mesmo necessário passar pela ponte da estrada nacional pra ir pro outro lado. Eles disseram-me que sim! Que não havia outra maneira. Sugeriram até que podia ir era a nado pró outro lado da margem -.-'
Tivemos na conversa algum tempinho..e um deles virou-se pra mim: "então..? e tu vens "donde"? e vieste sozinho? e os teus pais deixaram?" "e quem idade é que tens?" após ter respondido a este inquérito todo, virou-se o outro guarda, "então...assim é que é! À Aventura...é bem é bem". Despedi-me deles. Segui à minha vida!
Fui até à ponta da cidade. Voltei pra trás e voltei a encontrá-los "TEH LOGO" (dissemos os três em coro).
Fui à entrada da cidade, ou melhor...à saída da cidade, e tomei a direcção de Odmira.
Apartir daí fui sempre por estrada até à minha pousada da juventude, em Almograve.
No segundo dia, tinha como objectivo ir apenas até Odeceixe porque não dava tempo pra mais. Os meus pais iam-me aí buscar. Fui de Almograve até ao cabo Sardão em alcatrão, passando por terrenos de cultivo verdejantes e daqui (Cabo Sardão) até ao Brejão , passando pela Zambujeira do Mar fui sempre por terra batida e areia, encostado ao mar e a aqueles precipícios de meter medo, mas de uma beleza fantástica.
Chegando ao Brejão, apanhei a estrada local até à estrada nacional pra ir em direcção a Odeceixe, a primeira praia do Algarve.
Deixo aqui algumas das fotos da minha pequena viagem...espero que gostem, embora não seja grande fotografo. Mas o melhor está aqui dentro...na cabeçinha...isso niguém me pode tirar...! A vivência interior.
E..."porque uma imagem vale mais que mil palavras"














































































2 comentários:

Anónimo disse...

opah..mas que aventura! isso é que é resistencia e sobretudo vontade :P
Já diz o ditado: " quem corre por gosto nao cansa!"

As fotos estão giras:)
beijinhos*

Inês disse...

Que, lindo, João, que lindo! :O

Tu és maluco, mas as tuas maluqueiras até que são giras... fogo, isso é lindo! Lindo, lindo, lindo!
Ok, acho que já disse lindo muitas vezes -.-

Algumas dessas coisas já conheço mas uma experiência assim, meu Deus... sozinho com uma bicicleta e o mar, não sei quantos km a pedalar... ai meu Deus tu és o maior xD
Acho que só agora é que caí em mim, e já falei disto contigo cerca de quinhentas vezes x)

Também queeeeroooo! Combinamos assim, para a próxima levas um atrelado e puxas-me... :P

Ah ah, eu sou tão parva -.-

Um beijo, oh ciclista :D