domingo, 12 de outubro de 2008

Música na Adega dá vinho mais Suave

Após uma leitura superficial à revista da minha área, A Revista Vinhos, vi um artigo que me chamou à atenção. Chamou de tal ordem que prometi contratar a minha irmã e nunca mais a críticar por causa do canto gregoriano. Embora isto não vos interesse rigorosamente pra nada ponho na mesma.

"Gerard Soler Serrat, da agência notíciosa EFE, reporta que o enólogo chileno Aurelio Montes, fundador da viña Montes, toca cantos gregorianos nas suas caves para melhorar a qualidade do vinho durante o estágio. Aurelio assegura que a música e o vinho foermam uma união indissolúvel. Diz ele que "desde que temos música, o vinho envelhece com uma grnade harmonia. De inicio é um pouco agressivo, como um jovem, mas com a música os taninos ficam mais suaves".
A suspeiota de que a música tem influência no líquido foi co9nfirmada por um estudo da revista "National Geographic", que mostrava a influência positiva dos ritmos e melodias na água e nas plantas.
A vontade de relacuionar vinho e música levou a Aurelio Montes a impulsionar, na Universidade de Heriot-Watt (Edimburgo), uma ambiciosa investigação que determinou que a música pode influenciar no sabor. Os psicólogos desta universidade escocesa chegaram à conclusão de que as diversas melodias estimulam diferentes partes do cérebro e preparam o consumidor para a desgustação. Por exemplo, uma peça musical de grande força, como a "Carmina Burana" faz com que um Cabernet Sauvignon pareça até 60% mais potente e robusto. Por outro lado, para saborear um Chardonnay o ideal é mesmo escutar "Rock DJ" de Robbie Williams, ou "Spinning Around" de Kulie Minogue. E para desgustar melhor um Syrah nada melhor do que um clássico como a ária "Nessun Dorma", de Puccini, interpretada po Luciano Pavarotti."

E pronto era isto. Achei muito interessante. Lol
Já que desta três castas aqui faladas eu tenho uma delas, o Syrah..para o ano Levo Pavarotti para a adega para ver se sai um vinho por excelência. Ou seja...um fora de série.
Ah..já agora...e o jazz? será que influência na actividade sexual das leveduras no ínico da fermentação de modo a multiplicá-las?? :P



Carmina Burana -




Rock DJ. - Robbie Williams.




Spinning Around - Kylie Minogue




Nessun Dorma / Turandot - Puccini - Luciano Pavarotti

Sem comentários: