domingo, 27 de abril de 2008

Quiaios *


Sabem?
Estou contente! Muito muito muito contente!...Calmo. Tranquilo. "Equílibrado".
Fui neste fim de semana para o meu sítio de eleição. A "minha praia", Quiaios (Figuira da Foz). Fui pra lá com o objectivo de descansar.
Largar a porcaria do télélé que já me chateia e só ligar à natureza. Ao mar.
Saí de casa por volta das três da tarde em direcção à praia, enquanto as senhoras tinham ido ao shopping fazer as suas compras e ir ao cabeleireiro.
Andei 100m de minha casa pra chegar à praia, mais 20 pra chegar ao mar. Olhei em meu redor, vi que a praia até tinha bastante gente. Talvez pelo tempo que se fazia sentir. Um imenso calor juntamente com um fim de semana prolongado.
Caminhei em direcção da Figueira. Sempre junto ao mar, imaginando que este me dava o maior presente do mundo sempre que se juntava a mim.

Fui até ao limite. Até não puder mais. Uma zona "morta", em que poucas pessoas vão pra lá devido a ser mesmo muito longe do sítio de onde eu parti. Fui até as rochas estarem em pleno contacto com o mar não deixando qualquer passagem pro outro lado. Fiquei de baixo da uma grande escarpa em forma de boca aberta, parecendo que me ia engolir.
Comigo levei o livro que ando a ler neste momento, o "meu jornal" "ipsilon" e um mapa.
Sim...!!!! Um mapa.

No próximo fim semana vou pedalar. Pedalar pra longe.
Achei estranho isto partir da iniciativa dos meus pais.
Estava eu em viagem a ouvir a minha musiquinha, estava a dar atenção a um solo de Horace Silver, o meu saxofonista preferido, para poder tocar no meu, quando de repente, ouço ao fundo uma voz a chamar-me bem altinho. Era a minha mãe. Pelos vistos ela teve a falar com o meu pai e ambos perguntaram-me em coro "no próximo fim de semana...queres ir descer a Costa Vicentina de bicicleta?" (acabou aqui o coro e começa só a voz da D. Margarida) "Como e feriado na quinta....tens aulas na sexa?" e eu respondi logo sem pensar, sem me lembrar do horario desta semana "NÃO!!!!".

Na praia pus-me a pensar no meu trajecto. Na minha ida solitária.
Peguei no mapa e pus-me a ver os parques de capismo que por ali existiam. Ja seleccionei alguns. Está feita a rota. Vou um pouco abaixo do Alentejo entrando pelo Algarve adentro.
Fecho os olhos...apanho com a brisa na cara imaginando que estou naquelas falésias da costa alentejana com um sol abrasador...
Acabo por adormecer...continuando a sonhar. Sonho que se juntou mais uma companheira na viagem. Sim...uma rapariga! Fico em pulgas, por ter conhecido uma rapariga que também se manda assim à aventura sozinha. De bicicleta. Lembro-me de ter dito que era raro encontrá-las, ou pelo menos pra mim. Percorremos grande parte do trajecto juntos....entratanto desparece. Fico triste...! Pensei que já tinha uma companheira para as minhas pedaladas!
Entretanto acordo, ouço umas vozes ao fundo. Sim....eram de raparigas...sem dúvida alguma. Abro ao de leve o olho direito e espreito...Confirma-se. Eram duas raparigas que ali estavam instaladas, de corpo perfeito, pousando para o sol como se o estivessem a provocar e dizendo..."sim..isso! Penetra-me Sol! Agora estou contigo e só contigo quero estar. Estouaqui diante de ti...só nós!"
E eu a pensar que só eu é que ia para aquele local, longe de tudo, de modo a que ninguém me incomodasse!! Só Eu, a Areia, o Mar, o Sol e o Silêncio.

Nota: A segunda foto foi tirada de manhã, na maré baixa. À tarde o mar estava bem mais alto e local foi aí pertinho. 15metros atrás.

Sem comentários: