sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Retorno


Foi HOJE!!!
Foi hoje que quebrei um jejum de oito semanas sem pegar no meu bem mais precioso. A minha querida bicicleta.
Saí de casa eram nove horas e qualquer coisa...e mal chego à primeira grande subida, a minha bicicleta começa a fazer um ruído estranho..um ruído como se estivesse a queixar de algo! Um ruído como se dissesse “estou velha..já não te consigo acompanhar...!”.
Mais à frente, já perto do Maia Shopping, parei numa pequena oficina. Perguntei se me podiam ceder umas gotinhas de óleo para pôr na minha corrente..que se estava a queixar um bocadinho. Assim fiz...! Pus óleo..e continuei com a minha mini viagem.
Saí da minha cidade..à qual nós chamamos Maia e entrei no “campo”. Fugi de toda aquela poluição e entrei num ar puro! Numa calmaria..nada se passava ali! Soube bem, muito bem e um excerto de uma música não me saia da cabeça “And I think to myself What a Wonderful World...”.
Muito mais à frente...após alguns longos quilómetros, quem se começou a queixar, não foi a minha bicicleta..mas sim as minhas pernas. Já estavam meio “enferrugadas” (de não andarem há algum tempo), já não conseguiam responder às subidas como respondiam há umas semanas atrás. Mas mesmo assim , não foi caso para voltar para trás. Prosegui..prosegui e prosegui... com o meu caminho. Por mais cansado que estava.. não conseguia parar! Havia algo que me impedia de parar...!
Cheguei a um cruzamento, onde me dividi...quatro entradas, quatro escolhas!!! Optei por ir em frente... Uma estrada que vai em direcção a Vila do Conde..uma estrada que me fez lembrar quando ainda andava no ciclismo. Sem exagero..já não passava ali há uns bons 2 anos e meio e veio-me um pensamento de criança..uma recordação...uma coisa que nunca mais me esqueci até hoje! Foi na minha primeira grande volta que fiz. Acho que tinha 7anos..ou coisa do género talvez um anito mais novo! Foi na Figueira...numa estrada florestal que dá para a Tocha...e tinha visto...a maior máquina florestal (tractor) da minha vida. Recordo-me que fiquei cheio de medo..pois aquilo parecia mais uma nave espacial do que uma máquina que corta e transporta lenha. Nesse momento fiquei cheio de medo, porque vi o meu primo a ficar para trás..e só pensava....”não..não...não pode ser! O Rodrigo ficou para trás..a máquina vai engoli-lo!” Pois bem..hoje vi uma dessas horríveis e assustadoras máquinas...!
Continuei...fui até Vila do Conde..e voltei para trás. Cansado?..sim..! Contra o vento?...sim..! Com chuva? Também..Muita...! Mas no fim..., no fim fim fiquei muito bem..muito leve...muito tranquilo “mentalmente”...é este o prazer que me faz andar de bicicleta...consigo abstrair-me de todos os problemas e pensamentos...e eu e ELA, ficamos num só.

Resultado final: 107km

Sem comentários: