sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

...#2

Hoje, enquanto servia de menino de recados, e depois de ter concluído a minha função de estafeta, aproveitei para fazer uma coisa que já não fazia há muito muito tempo. Antes de apanhar o bus para o hospital São João para me encontrar com um amigo meu, aproveitei para dar uma volta pelo Porto..a pé. Como não conheço nada desta cidade tudo era novo para mim. As ruas, as casas, as esquinas. Tudo era novo para a minha visão. Senti-me bem! Senti que me estava a completar um vazio dentro de mim. Tava como é claro com o meu iPod e enquanto escutava ia admirando os edifícios. Apesar da sua sujidade devido à poluição e ao tempo que já se encontram erguidos, mostram uma grandiosidade enorme.
Juntamente ia admirando as pessoas! É uma das coisas que eu mais gosto de fazer..observar as pessoas na rua. Cada uma com o seu estilo. Cada um com a sua maneira de ser e de andar. Cada um com o seu ritmo. Se têm ou não um dia completo e apenas o querem despachar para chegar ao fim do dia e irem para sua casa, para estarem com a sua família.
Os automobilistas!? Esses? Esses pareciam que se encontravam num pista de fórmula um. Sempre cheios de pressa, carregando a tábua do acelarador até ao fundo até não puder mais, não tendo cuidado nenhum. Buzinando, chamando nomes a um e nomes a outro...ao telefone, cantando...sempre numa correria constante. Após uma caminhada fui até à estação de Campanhã! Apanhei o 204 em direcção ao Castelo do Queijo. Ao longo do caminho, iam entrando pessoas c estilos totalmente diferentes. Ora “gunas”, ora pessoas bem vestidas, ora velhinhos, ora crianças rabujentas ou então pessoas que quase que pareciam tar à porta da morte devido à quantidade de cigarros que comem, tossindo..parecendo que lhe vão sair os pulmões fora. Durante o caminho vi um daqueles placares gigantes com o madeirense mais famoso do Mundo. Não! Não falo do senhor Alberto João Jardim, mas sim do craque da bola. O homem que recebe milhares e milhares de euros por brincar com a bola. Sim...esse mesmo..o Cristiano Ronaldo.
Por baixo desse placar encontravam-se um grupo de japoneses com as suas maravilhosas máquinas fotográficas. Estavam a tirar fotografias ao craque. Como vêem, este madeirense é estrela onde e como quer que esteja.

Entretanto cheguei ao São João. Fui almoçar e voltei para casa escondendo-me da multidão.

1 comentário:

Hannah disse...

Não podia deixar de comentar...
Tenho um carinho especial pelo Porto, pela cidade que me viu nascer e ser a felicidade de dois pais babados.

A cidade que me vê agora crescer como pessoa e tornar-me eu. A cidade linda, cheia de becos de história actualmente abandonados aos cães e ao lixo.
às vezes pergunto-me se essas ruas por onde deambulaste terão um dia um sorriso, por estarem cheias de gente com vida e não apenas zombies escravos das horas?!