domingo, 18 de novembro de 2007

Minotauro



Há dias estava a falar com um amigo, e de repente, sem mais nem menos começámos a falar de mitologia grega. Não, não percebo patavina de mitologia, excepto de uma figura mitológica. O Minotauro!! Sim, leram bem. O Minotauro.

Para quem não sabe que tipo de ser é este, passo a explicar. É só um pouquinho de história..tenham paciência vá lá...!

O Minotauro é uma das criaturas mais espantosa e mais bela da mitologia grega. Ele é constituído por uma cabeça de touro e o restante corpo de um ser humano.
Esta criatura nasceu através do acasalamento entre a mulher do rei Minus e de um touro magnífico. Diz-se que ela se camuflou de vaca, estando ela no interior de uma vaca de madeira oca com pele de vaca, e então o touro montou nela, dando origem a este ser espantoso.
O Minotauro vivia num labirinto que tinha sido mandado construir pelo rei Minus de Creta. Este labirinto era muito muito alto e gigante, e tinha como principal objectivo manter a besta no seu interior. Mais tarde, um homem chamado Teseu, acabou por matar o Minotauro.
E agora vocês perguntam: "mas pa que raio escreveu ele isto?" ..sinceramente não vos sei explicar. achei uma conversa interessante, pois Minotauro em grego quer dizer "Touro de Minus". Ou seja, para quem não sabe, o meu signo é touro.

Agora vem o que interessa da conversa. Tanta história para uma coisinha tao pequena.

Esse meu amigo virou-se e disse:

- "Mas oh João...porque que gostas tanto dessa criatura!? Diz-te assim alguma coisa em especial...que eu saiba apenas é uma figura mitológica..não tem mais beleza nenhum do que a sua história!!"

E eu simplesmente respondi-lhe isto:

- "Claro que é bela. E seu não fosse especial, não lhe ligava nenhuma como sabes. Esta figura parece que não, mas ainda transmite um sinal importante. Ora repara... Imagina..tens um labirinto construído à tua volta e nunca mais podes sair de lá. Tu encontraste no centro e assim niguém pode la chegar. Mas quando conseguem...quando essa pessoa consegue lá chegar "devoras-la". Acho que é essencial termos um labirinto construído à nossa volta, para ter uma necessidade de amar e de devorar o que amamos."

Depois foi a minha vez de lhe fazer uma perguntinha que...vá lá...digamos, ESTÚPIDA!!!

- "Mas, diz-me uma coisa...achas que os deuses nos invejam por termos a vida que temos, por sermos mortais?"

- "Mas é claro que sim! Ora vê...a imortalidade é de graça...certo? A vida? A vida não!! A vida tem o seu preço. A morte. E isto, torna as coisas essenciais - o sacrificio, a vida em si, tentar alcançar a imortalidade com os nossos meios, "fama", glória, amor. Há uma devoção à vida, algo trágico em perdê-la, que não pertence aos deuses e que eles nos podem invejar. Mas a inveja, ao contrário do que a maior parte das pessoas pensam, nem sempre tem um sentido negativo. É através desta inveja que nos tornamos maiores, mais humanos e damos um maior valor às coisas que possuímos."
Eu sei que isto parece uma conversa de parvinhos...maaas..pronto...eu avisei-vos que punha aqui coisas sem nexo! Sem sentido nenhum! Mas enfim!!!

E VIVA A DIVINIZAÇÃO!!!

4 comentários:

Hannah disse...

De pastor a Touro... estamos a evoluir menino de cabelos dourados pintados!

Gostei da tua visão do labirinto, mas no caso do Minotauro este era tão alto que ele não podia ver quem passava pelo lado de fora. Acho que aí está um erro da nossa condição humana. Por vezes limitamos a nossa visão ao nosso pequeno labirinto; e assim, aconchegados nos nossos próprios pensamentos limitamos a vida a momentos imaginados e não reais.
Se para conseguíssemos ver além dos muros do labirinto talvez as nossas escolhas fossem mais acertadas... e no momento em que somos "devorados" também o faríamos com mais intensidade.

Vale a pena pensar nisto... (ou não :P)

Joana disse...

Também sou touro!!!! :D

Eu, para além de não perceber nada de mitologia grega, não sabia da existencia deste "amigo" chamado "minotauro" :S

Concordo contigo quando dizes que necessitamos de ter um labirinto a nossa volta para que possamos amar e devorar quem amamos... mas,por vezes, esse labirinto pode tornar-se tão complicado que a dada altura encontramo-nos perdidos no nosso próprio labirinto...

beijinho graaand*

Ricardo Ascensão disse...

Olá Joãozão!

Hehe!!

Não sabia que tinhas pasto por aqui... Descobri-te num blog mesmo muito nice ;)

Vou começar a visitar-te!

Abraço, amigo!

Ricardo Ascensão disse...

Olha, olha...

E ainda por cima a minha mana Ana já cá anda desde o início e não me disse nada...

Já li o post de abertura...
:)
Acho que esta é uma boa oportunidade de para ir conhecendo os REBANHOS que tu GUARDAS...
:)

Até já, amigo ;)