domingo, 23 de março de 2008

Albernôa

Bem...parece que me antecipei um pouquito quanto ao regresso a este blog!! Talvez seja só por agora não sei, mas o que é certo é que sinto um pouco saudades disto, mesmo não sabendo ao certo o que hei-de escrever.
Mas queria-vos partilhar uma coisinha....sobre estas mini-férias da Páscoa.

Esta Páscoa foi muito importante pra mim. Aliás..demasiado importante. Ou melhor...a mais importamte pra mim até hoje, vivida como nunca antes!!!
Mas a verdade é esta...em primeiro lugar TENHO QUE AGRADECER A TODOS AQUELES que me metralharam a cabeça pa ir pr'aquela aldeia, Albernôa, no "meio do nada", no centro sul alentejano rodeado por campos cobertos de verde...! O objectivo?? Ajudar "velhinhos" no lar de Albernôa. Crianças em ponto grande!
Quando me diziam, "João..anda lá..vem pa Albernôa...os velhinho precisam de ti!" Eu só dizia “oh..acham que sim?? Coitados deles!! Além do mais não tenho jeitinho nenhum pra isso!! Eles é que tomam conta de mim!”
Não pretendo entrar aqui com discursos religiosos sobre a Páscoa, mas sim apenas falar um pouco sobre esta experiência.
Confesso queee...nunca tinha tinha passado uma páscoa assim tããããooo...vá..vivida!
Caí ali um pouco de “pára-quedas”, sem saber ao certo do que encontrar pois já tinha outros planos para as férias, que foi cancelado. Ia percorrer uma partezinha do nosso país em bicicleta, mas vamos ao que interessa....

Sempre tive um desejo de fazer um voluntariado, por mais pequeno que ele fosse. Sentir-me útil no meio desta sociedade invejosa e insensível, não querendo saber dos idosos pra nada, pondo-os num lar.
Sempre tive uma vontade ENORME de puder ajudar as pessoas que mais precisam de nós, que mais precisam da nossa companhia, que mais precisam de carinho.
E ao fim e ao cabo, a missão até era quase “bastante simples”!!!
Aquelas pessoas que ali estavam, sentadas, deitadas, em pé, mostravam um rosto...sei lá...acho que não consigo explicar...talvez...infeliz! Um rosto com falta de um sorriso, de amor! Ao fim e ao cabo...acho que eram um quase falta de tudo!
E a nossa missão era simplesmente trazer-lhes a alegria de volta. Nem que fosse por uns mero minutos, dias, semanas, quem sabe...anos, lançando-lhes apenas um sorriso, falar, “brincar”, abraçar... interagir com eles.

O balanço final????
Acho que se pode dizer MISSION ACCOMPLISHED. Trouxemos a alegria de volta a aquele lar. Áquelas pessoas que vivem sempre da mesma maneira, pelo menos durante os dias em que lá estivemos. Habituados sempre à mesma rotina..acordar, lavarem-se, tomarem o pequeno almoço com os seus comprimidos, irem pra sala de estar e não fazer nenhum, almoçar, etc etc...
Nós? Nós trouxemos nova vida a aquele lar! Fazendo actividades antes e depois do almoço, fazendo palhaçadas, cantar, ou seja...fizemos de tudo para renovar aquele ar. Aquele estado das pessoas.

Quando estávamos pra vir embora, e quando a “última tarefa” era despedirmo-nos das pessoas, apeteceu-me chorar. Sim... Apeteceu-me chorar ao ver aqueles rostos. Eles sorriram. Sorriram com um dos maiores sorrisos possíveis e imagináveis! Com um daqueles sorrisos de como se costuma dizer "de orelha a orelha", com um dos sorrisos mais...lindos e de sinceridade de agradecimento por tudo aquilo, mas ao mesmo tempo lançando uma lágrima no canto do olho de emoção e de tristeza por partir-mos novamente rumo ao Porto.
Emocionei-me também, mas para não mostrar o meu lado fraco aos outros membros do grupo manti-me firme! Forte! Sorrindo, continuando a falar com as pessoas. A querer saber mais da vida delas! Não sorri com um sorriso forçado, não, mas sim com um GRANDE sorriso lançado de satisfação por conseguir atingir o objectivo proposto para estas pessoas magníficas que merecem todo o carinho do mundo, e não merecendo que as abandonem ao Deus dará! Precisam de carinho e acho que todos os jovens deveriam fazer um voluntariado e seguir o mesmo expemplo. Um sorriso gigante por ver a passagem do estado das pessoas. De um olhar triste no inicio e de um olhar alegre no fim. O rosto até ganhou outra forma. O ambiente mudou, passando de um "estado mórbido" para um estado de ar puro. Um ar mais leve. Mais fácil de respirar.
É uma experiência enriquecedora. Muuuuitoooo enriquecedora! Chegamos ao fim com um CORAÇÃO CHEIO, dando alguma coisa, mas recebendo algo em troca muito maior!

Eu sei que isto não parece nada, até porque tenho imensa dificuldade em me exprimir, mas queria só deixar aqui a minha partilha. Acho que dá pa perceber o quanto me sinto realizado.


(Estou à espera de fotos e assim que as tiver coloco aqui uma pra imagem deste texto)

1 comentário:

Hannah disse...

Pra quem teve que ser massacrado pra ir, pra se mexer e pra apalhaçar: Missão cumprida! Ou pelo menos iniciado com sucesso...
Agora não te livras de nós!

"Estendendo o Amor até aos últimos confins da terra"
http://partilhandomel.blogspot.com/