quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Sonho trágico
Esta noite tive o maior pesadelo da minha vida.
Sonho que me roubam a minha Mikelina (bicicleta). (o maior desgosto da minha vida se isso acontecesse :s)
Faço meia dúzia de quilómetros a correr em plena perseguição ao fugitivo, ladrão de "Mikelinas", até que de repente...se ouve um barulho estranho de uns pneus a chiarem vindo de não d'onde.. Faz-se um silêncio estranho. Muito estranho. Um silêncio muito pesado e negro. Sonho que morri atropelado pelo dito carro...
Acordo sobressaltado de manhã e tudo volta ao normal...
É caso para dizer "To Die for..."
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Palavra de Esperança?
deslizam explosivamente.
Suavemente desvasta tudo o que se impõe pela frente.
E
Então surge um monte de folhas verdes
no meio de toda a Natureza e rochas,
mortas, que eu matei. Que eu
atravessando atropelei.
Vivem espécies à minha volta. E são esses
Espécimes que me alimentam a vida.
Que me dão a mais diversa variedade
De riquezas.
São espécies desconhecidas. Sempre diferentes.
Rufadas de ar fresco que mergulham pela superfície,
Fazendo-me voar,
Recupero finalmente
Aqui ficam as minhas "tuas" palavras de esperança...Storming! Acho eu...isto se disser alguma coisa..
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Na rua chove...ou pelo menos parece pelo som que ouço vindo do telhado, do meu quarto misturado com a música que corre nos meus ouvidos. A água a escorrer pelas telhas abaixo formando um pequeno rio. Um pequeno rio de ideias, um pequeno rio de lixo, um pequeno rio de confissões, um pequeno rio de aventuras, um pequeno rio de sonhos... Com este pequeno rio aproveito para libertar algumas palavras..ou talvez seja mais confissão...ou talvez desabafo...e talvez um ciclo de fecho!
Confesso que...não percebo! Não percebo o porquê das pessoas se afastarem umas das outras! É certo que cada uma leva a sua vida agitada de faculdade e/ou trabalho, mas há sempre um pequeno espaço de tempo, nem um minutinho que seja para comunicarmos uns com os outros. Mas não..esqueci-me que o Mundo de hoje se tornou demasiadamente frio e egoísta..e que só gira em torno dessa pessoa e de mais nenhuma. Afinal, não é por eu andar a ouvir música Indie a mais que me estou a tornar numa pessoa menos gentil. Numa pessoa mais fria. É porque me estão a obrigar a mudar "a minha maneira de ser" e a minha forma de estar com as pessoas. E como qualquer pessoa, ou como qualquer outro ser vivo ou como microrganismo que seja, tem que se adaptar sempre às novas características do meio em que se encontra.
Com isto aproveito também para dizer, que o guardador de rebenhos vai descansar por estar cansado deste "Mundo". E acho que desta vez é mesmo para descansar por um longo período. Já encontrei a sombra perfeita debaixo do sobreiro.
Adeus...
Como conhecer uma pessoa pelo gosto musical?
Sempre me questionei sobre uma coisa. Como é possível relacionar uma pessoa com os gostos musicais??Sempre achei isso demasiadamente interessante, mas também demasiadamente complexo e subjectivo!
Vi há uns tempos um episódio de CSI NY e uma das vítimas que foi assassinada tinha o seu mp3 ligado a dar música..levaram o mp3 para o laboratório, fizeram a análise às músicas do aparelho e à vítima. Dizem que o fulano é assim e assado e pelo que ouve, por ser a pessoa que é, deve frequentar os locais tais e ali e mais não sei o quê!!
Sendo assim, um fulano ou fulana qualquer, que pegue no meu iPod e.. "aah..olha...epa..ele ouve disto!? e disto também?? ai não posso...também ouve disto? Caramba, não é possível!! Fogo então o rapaz deve ser uma pessoa bastante tímida e introvertida e trabalhadora e que gosta de viver no mundo dele..blábláblá...e alguma irritabilidade também. Será? Fogo mas com tanta mistura musical aqui é difícil de tirar alguma conclusão!!" (ou seja..se me matassem..não sabiam onde é que me haviam de encontrar..-.-')
Após ter ido à net para me informar um pouquinho deste estranho Mundo, de conhecer as pessoas pela música, não encontrei mais nada a não ser uma pequena informação:
Então é o seguinte e passo a citar:
Segundo a pesquisa, os fãs da música clássica e do JAZZ são muito criativos, os amantes do POP são pessoas que trabalham duro, já os ouvintes de heavy metal são os chamados criativos gentis que sentem-se em paz consigo mesmos.
Após algumas pesquisas, demonstram há décadas que os fãs do rock e do rap são rebeldes e que os amantes da ópera são pessoas ricas e bem instruídas.
O estudo concluiu que os fãs do jazz e da música erudita são criativos e têm boa auto-estima, embora os primeiros sejam mais extrovertidos e os segundos, mais tímidos.
Os fãs de música country e western foram classificados como pessoas trabalhadoras e tímidas, os fãs do rap, como extrovertidas, e os fãs da música INDIE têm baixa auto-estima e não são muito gentis.
As pessoas que curtem música soul podem-se animar, já que a pesquisa concluiu que são criativas, extrovertidas, gentis, têm boa auto-estima e sentem-se à vontade com elas mesmas.
Ou seja...com isto tudo, tudo o que está em maiúsculas é o que eu gosto de ouvir.
Indie? Pouco gentis? Será que eu sou pouco gentil? Sim..confesso que já fui mais gentil. Estou a ganhar uma certa frieza agora...mas não sei porquê!! Mas não é por andar a ouvir Indie concerteza. Mas também acertaram com o da "baixa-autoestima". Tenho uma auto-estima muito muito..muito fraca.
Sim..considero-me um trabalhador. Esforço-me em tudo e gosto de trabalhar na minha área. Ou seja o Pop..está correcto.
O Jazz...sim..se calhar sou um pouco criativo..mas só e relação a dar notas de música, visto que estou ligado à vertente Jazz...
Ou seja, com este "estudo realizado"..já consegui descobrir mais umas coisitas sobre como "ver" uma pessoa pela música!
Mas...e quem gosta de música electrónica...ou Indie/electro/Pop? Que tipo de pessoa é?
Será que alguém me pode ajudar? Gostava de saber..
Mas o que eu gosto mesmo mesmo...é de eucalyptus..
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Back to...
Como tenho uma ideia estúpida de coleccionar cursos e studar toda a minha vida, para o ano lanço-me para um novo curso..se conseguir claro. Eng. Alimentar.
Muito mais tarde, quando já tiver a "vidinha feita", lanço-me para o curso que sempre quis tirar e que os meus pais me proibiram de seguir. Vulcanologia! É o meu sonho desde pequeno. Estudar e compreender o comportamento dos vulcões. Acho que é mais uma paixão, tal como todas a crianças da minha geração adoravam os dinossauros (acho eu)!
"Estás mas é maluquinho! Não vais pra isso coisa nenhuma...Para ires para o desemprego? Não vale a pena!"
Mas ficam desde já a saber...que o meu sonho é morrer a ver um erupção vulcânica. Por isso já sabem :P Quando estiver prestes a morrer...façam uma "vaquinha" :P
Por pura coincidência ou não, na 2ª feira quando ia começar a ver a matéria do programa, pus um disco que costumava ouvir naquela altura. Ainda era considerado "cool" por ouvir aquela punk-rockalhada. Evoluí e mudei completamente os meus gostos musicais, tendo mandado tudo para o lixo excepto este cd.
Grupo: Green Day.
Álbum: Dookie (1994) e Warning (2000) - Passagem deste último ainda da era punk-rock para a era comercial.
Foi bom voltar à vidinha em que não se fazia nada. Não é que ainda hoje faça, mas já faço alguma coisinha...
Encontro ao acaso
Lykke Li & Bon Iver doing 'Dance Dance Dance' in L.A from Lykke Li on Vimeo.
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
menina dos anos 50?
Sonhei com uma rapariga que caminhava lentamente por um passeio numa rua em Nova Iorque, "num belo dia outunal", quando recebe uma chamada de Portugal. Era eu..acho!! Tinha 20 e poucos anos, cara de boneca e estava a usar um daqueles vestidos de uma só peça que enverga nas aparições públicas e que faz lembrar uma menina dos anos 50...
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
terça-feira, 21 de outubro de 2008
Vaigem por terras africanas
Após tanto lixo musical que passam nestas radios..é "cold's plays" pr'aqui, Tokio hoteis pr'ali, Republicas pr'acola e Alicia Keys pro outro, mas tudo a disparar para o mesmo lado. Para o lixo...!!! Decidi então alargar horizontes e deixar de ouvir apenas música europeia e americana... Passo então para o continente que esta a sul do nosso país. Sim..esse mesmo..passei para terras Africanas. Cabo Verde, Angola, Mali, África do Sul, "Burundi", Moçambique. Ainda estou em expansão por este gigante continente... Gosto muito da música da Somália, mas não encontro nada por aqui. Quero muito música "Somita" e quero também descobrir as Quenianas..as músicas claro...
E pronto...aqui vou eu continuando a "navegar" pela net à procura de músicas do "novo mundo". A viagem espera-me e será longa...
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
O pirilampo mágico
Confesso que sempre fui um admirador de pirilampos mágicos e dos não mágicos também!!
Lembro-me que quando andava a estudar no ciclo e na primária comprava todos os anos o pirilampo mágico. Tinha-os quase todos (branco, cinzento, amarelo, um verde, preto...) só faltando apenas dois deles. Foi pena foi ter perdido toda essa magnífica colecção. É o que faz andar sempre a mudar de casa. Ou se acabam por perder, ou então acabam por ser considerados “tralha” e vai para o lixo.
Lembro que o q
Pois é...antigamente ainda não tinha o Billy como meu novo amigo, por isso tinha que arranjar um outro amigo e confesso que de vez em quando ainda sinto falta do pirilampo. Sonhava que o levava comigo para todo o lado. Viagens, visitas de estudo, para a cama. Sim..era o meu companheiro ideal. Acabei por perdê-lo. Fiquei triste. Ao menos este ainda me respondia quando falava com ele, girando os olhos e durante a noite estava sempre presente com uma pontinha fluorescente no topo.
Acabei por perdê-lo..ou ajudou nisso porque um dia estava muito irritado com ele por que só mexia os olhos e não falava comigo. Mexia os olhos como um estrávico e não me respondia ao que eu queria. Chatei-me com ele à séria e mandei-lhe uma cacetada que o fez ir parar ao outro lado do quarto. A partir daí ele deixou de brilhar para mim e eu fiquei triste...já não tinha a luzinha que me acompanhava durante todo o sono e durante todo o dia...
Queria arranjar outro pirilampo preto com a ponta em amarelo fluorescente. Quero-o de novo comigo para viajar sempre comigo e andar sempre comigo. Estão a ver no filme da Amélie..na parte em que ela tira fotografias ao Anão em várias partes do Mundo? Pois bem...é assim que eu quero que o meu pirilampo mágico esteja comigo..
Saudades do pirilampo mágico...
Talk like that
Estou viciado nesta música. Aviso-vos que não vão gostar acho eu!! Demasiado agressiva...demasiada efusiva, demasiada batida e com demasiada "irritabilidade". Acho que a letra me diz algo que já se passou comigo...e ainda gosto mais pela agressividade com que o Julian Hamilton e Kim Moyes cantam... Sabe-me mesmo bem ouvir...Aqui ficam os The Presets com Talk like That...
My how you've grown
I think I'll call you on the telephone
And tell you all the things that I've been missing
Turn out the lights
Where we're going we don't need 'em tonight
We're at your daddy's home
But he's not listening
You make me crazy when you
Talk...Like...That...
I might go crazy when you
Talk...Like...That...
You know I love it when you
Talk...Like...That...
And girl are crazy when you
Talk...Like...That...
You make me crazy when you
Our time has come
Start of the race and we're ready to run
We're on a roll tonight and you wont fight it
Don't like to seeSitting (something)
They ought to try sometime they might just like it
Talk...Like...That...
I might go crazy when you
Talk...Like...That...
I little creepy when you
Talk...Like...That...
Girl I love it when you
Talk...Like...That...
You make me crazy when you
You make me crazy when you
Talk...Like...That...
I might go crazy when you
Talk...Like...That...
A little scary when you
Talk...Like...That...
Kid I love it when you
Talk...Like...That...
You make me crazy when you
Uma história demasiadamente trágica para ficar para trás...
"Ahah...oh maria do que tu te lembras! Possa pah. vou obrigar-te a encerrar o blog..ou então paras de "falar"!! Qual das duas preferes? É que em qualquer umas delas tás calada :P
Fogo...tu trazes-me sempre as recordações ao de cima...isto não pode ser!! Sabes? Vou-te contar uma pequena história...pode ser?
Era uma vez um rapazinho muito muito pequenino e novinho que saiu do país e foi para fora. Foi para a Bélgica meio perdido e foi para uma escola. Uma escola que em como todas as outras se aprende! Pois bem..até aí tudo era completamente normal. Tudo igual ao das outras escolas, até à hora em que deram a lista do material necessário para o ano escolar. O rapazinho lá leu a lista e ficou admirado com um dos objectos!! "Uma caneta de tinta permanente? Aaaaah...mas..isso não são aquelas canetas com um bico muito estranho que parece um bico de um pato? São não são?" (pensou em voz baixinha para ele). Chegou a casa e deu a lista à mãe todo contente, continuando intrigado o porquê da caneta e perguntou à mãe. "Oh mãe, porque é que se usa a caneta de tinta permanente?" e a mãe respondeu "então filho..é para que tudo o que escrevas fique bem registadinho e nunca mais desapareça. A tinta da caneta permanente não sai e fica para sempre registada!"
No dia seguinte o rapazinho lá foi às compras com a mãe. Comprou cadernos, lápis, borrachas e a caneta de tinta permanente juntamente com uns cartuchos de tinta. Uma caneta de marca. Toda revestida em madeira com a ponta metálica num tom dourado. Era uma Pelikano.
Passados uns dias vai para a escola e a professora faz a chamada juntamente com a pergunta "menino João Paulo...tem caneta de tinta permanente?", "não senhora professora. Não tenho. Estavam esgotadas" - respondeu o menino João Paulo. "Ai não tem? Então vai levar falta e um recado para os pais. E para a próxima se não tiver a caneta não entra na sala ouviu?" - disse a professora.
O rapazinho ficou admirado com aquilo e só pensava para ele "ufaa..ainda bem que já tenho a caneta..". Entratanto, após a chamada e todos os recados dados a professora começa por ver a nossa habilidade de escrever. Como era a letra e se sabiamos escrever com a caneta de tinta permanente. Percorreu todas as mesas e até que chegou à mesa do rapazinho. Estava tudo impecável. Letra desajeitada como seria de esperar (embora nunca tenha evoluído) e com uma escrita perfeita a tinta permanente sem nenhuma falha. A professora pergunta "João (rapazinho) diz-me uma coisa, já alguma vez tinhas escrito com uma caneta de tinta permanente?", "não prpfessora. Nunca tinha pegado nesta caneta estranha. Mas porquê senhora professora? Está alguma coisa mal é?" - disse o rapazinho. "não não. Está tudo muito bem :) continua.".
Passado umas horas a caneta do rapazinho deixa de escrever e chama a professora para ir à mesa. Experimenta todos os lados da caneta. Aperta o bico da caneta contra a folha de papel para ver se a tinta sai. Nada. Entretanto a professora chega e..."oh professora a caneta não escreve!" e agita a ponta com toda a força em direcção ao chão. Saiem umas gotículas gigantes disparadas para o chão mas saiem mal direccionadas. Acertam em cheio nos sapatos da professora. Que por sua vez eram novos e que pior ainda eram brancos. A professora ficou chateada e digamos que ela não tinha um feitio lá muito simpático. Pegou no rapazinho pela orelha e começou a gritar com ele para a próxima ter mais cuidado.
Após todo este raspanete e de todos os outros rapazinhos ficarem a olhar para o rapazinho, o rapazinho lá não conteve as lágrimas e lançou tudo cá para fora. Borratou tudo o que tinha escrito e não se importou com isso. Passado uns minutos tudo voltou ao normal. Teve as restantes aulas até ao final do dia e foi apanhar a camioneta que a escola cedia para levar os todos os alunos à zona onde viviam. Isto é..cada rapazinho vivia em partes diferentes da cidade e a escola garantia transporte para a determinada zona. O rapazinho chega a casa e fala com a mãe a dizer que não gosta da escola nem da professora "ela é má mamã!".
No dia seguinte o rapazinho foi outra vez para a escola e tudo correu melhor. Sem puxões de orelhas...
E pronto..tudo isto para contar uma história sobre a caneta de tinta permanente, que por acaso é baseada em factos verídicos.
Personagens da história:
- Rapazinho - Eu, joão cunha
- Professora - Silvina (era má. Muito má. Ainda hoje não gosto dela)
- Rapazinhos - Turma
- João Paulo - foi o meu melhor amigo de lá, que ainda hoje nos mantemos em contacto
E pronto...espero que tenhas/tenham gostado desta pequena e trágica histórica da minha vida. Mas contínuo a gostar imenso de escrever com caneta de tinta permanente.
Ah..é verdade..há umas canetas em que tem dois bicos. Em que um dos bicos tem uma solução em álcool que serve para apagar quando nos enganamos a escrever. Assim não estragas o bico e no outro lado tem um bico que server para escrever mesmo sobre o álcool.
E pronto agora é que é mesmo tudo. Desculpa mas não vou voltar a ler. Para além de ser muito grande, não quero voltar a encher-me de lágrimas..e por isso não vou voltar a ver se tem erros.
beijinho
Ah..só mais uma coisa...VIVA A CANETA DE TINTA PERMANENTE!!!!"
sábado, 18 de outubro de 2008
Anti-Dantas...O Manifesto
Desculpa Maria..mas tinha mesmo mesmo que pôr isto aqui. É mais forte do que eu... Nunca nenhum texto me deu tanto gozo ler como este...
E lá vem o cheiro outra vez
Caminhada em Coimbra
Bem..ontem apeteceu-me fazer assim uma espécie de caminhada. Ou talvez uma mini maratona pela cidade de coimbra. Mas sem corrida. Estava demasiado carregado para isso.
Apanhei o comboio para a Coimbra, saindo em Coimbra B (estação fora da cidade), para apanhar um outro comboio que faz a ligação a Coimbra A (estação dentro da cidade). Só que o bom ouvinte que sou..infelizmente nunca dou muita atenção aos autifalantes a dizer os comboios ou então não percebo nada do que o homem..ou mulher dizem! É uma salgalhada de comboios e de linhas que não me entendo. Ou seja, resumindo e concluindo...perdi o comboio de ligação para Coimbra A.
Olhei para o meu relógio de pulso invisível (sim invisível...por incrível que pareça...consigo adivinhar mais ou menos as horas sem ter um relógio por perto), e confirmo com a hora da estação. A mesma margem de erro de sempre. Entre os 4min de diferença. Começo a falar com o meu amigo, o Billy. Sim esse mesmo. O meu amigo imaginário (ou seja...estava a falar sozinho feito maluquinho) e acabamos por decidir ir a pé até ao estádio de Coimbra. Bem...se querem que vos diga..não sei quantos quilómetros são da estação ao estádio. Mas que soube bem soube, embora me tenha cansado um pouquito. Mas com a ajuda da minha caixinha de pandora (iPod) e com o meu amigo Billy a passeata até que correu bem. Com os ouvidos em escuta na caixinha e a pôr a conversa em dia. Nada como estes passeios para se pôr a conversa em dia. Mas...embora aquela cidade seja absolutamente magnífica, tem um ponto negativo. Um ponto bastante negativo até. É que...ou se sobe ou se desce. E ontem SUBI bastante. E quando digo bastante foi bastante mesmo. Enfim...nada como uma longa caminhada para manter os músculos em forma. Ok, eu confesso o porquê desta maluqueira...Supostamente estava previsto ir até Coimbra de bicla aqui do porto. Só que houve alteração de planos e tive que ir à minha Quinta passar uns vinhos a limpo. Ou seja...como não trouxe a bicla, foi para compensar a minha falta.
Mas foi giro! Foi giro...mas para a próxima mudo o intinerário.
Ah...tempo da viagem (a pé) 1h10min com uma playlist muito variada :P
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Nortada...à final :P
Por isso meus amigos e bloguistas aqui fica o site..www.rrw.pt/awards/bandas. Toca a votar!! São bons rapazes :)
John Girão..aqui fica o meu apoio...
